FEIRA DE SANTANA/BA

Localizada na Zona de planície entre o Recôncavo e os tabuleiros semi-áridos do nordeste baiano, tem uma extensão de 1.344km2, sendo na sede municipal 111km2 e distante da Capital do Estado 108km, Feira de Santana teve as primeiras medidas para transformar no que é hoje, em 13 de novembro de 1832.

A instalação do Município ocorreu em 18 de setembro de 1.833, quando foram empossados os primeiros vereadores. O primeiro intendente, a partir da Proclamação da República, foi Joaquim de Melo Sampaio. A lei provincial nº 1.320, de 16 de junho de 1873, elevou a vila à categoria de cidade.O nome da cidade é uma homenagem dos considerados fundadores, o casal Domingos Barbosa de Araújo e Anna Brandão, que ergueu uma capela na Fazenda Sant’Anna dos Olhos D’Água, em homenagem à sua santa de devoção, Senhora Sant’Anna. Ali começava a nascer um ponto obrigatório de tropas, viajantes e tropeiros procedentes do alto sertão baiano e de outros Estados a caminho do porto de Cachoeira, então a vila mais importante da Bahia. Surgia ali um cada vez mais próspero comércio de gado, ao lado de uma feira periódica.
Segundo o Censo de julho de 2006, a população é de aproximadamente 584.497 habitantes.
Feira de Santana é uma das cidades do Estado da Bahia que mais cresce. Faculdades, Universidades e o comércio forte aliado a sua localização central, cortada por rodovias, a diferencia das demais cidades do Estado.



.
.